A União das Freguesias de Caldas de São Jorge e Pigeiros é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 10,64 km² de área e 3 897 habitantes (2011).
Conhecida em particular pela sua indústria de puericultura, caracteriza-se no entanto, por uma diversidade de indústrias que abrangem áreas como a metalurgia, têxteis, calçado e chapelaria. Dispõe no seu território de um dos maiores e mais recentes parques industriais do concelho dotado das melhores infraestruturas – PERM – que potenciará o seu desenvolvimento empresarial.
Orgulha-se de possuir no seu território as únicas Termas da área metropolitana do Porto – Termas de S. Jorge – reconhecidas pelas qualidades terapêuticas das suas águas sulfurosas no tratamento de doenças das vias respiratórias, pele e do foro músculo-esquelético.
Do seu património destacam-se as igrejas de Caldas de S. Jorge e de Pigeiros, o edifício termal, a casa brasonada (do Herdeiro) e Mamoela de Vinhó.
Outra das heranças desta freguesia é a sua beleza natural, surpreenda-se pela sua diversidade e riqueza em fauna e flora e aventure-se pelos trilhos ao longo das margens do rio Uíma, que banham a União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros.
O rio Uíma é um afluente da margem sul do rio Douro, que corre predominantemente de sul para norte. O leito e as margens do rio são o depositário de um rico património natural em fauna e flora. Na contemplação da diversidade dos habitats naturais, numa envolvente de grande valor paisagístico e ambiental, o visitante é convidado a um contacto estreito com a natureza, para dela beber a paz e o bem-estar…
Ao longo das suas margens, encontrará moinhos de água, os açudes e os parques de lazer: Parque da Várzea, Parque do Uíma, Parque da Ilha e Parque das Termas. Em cada recanto, encontrará o refúgio ideal para recuperar o equilíbrio físico e emocional. Poderá, igualmente, praticar desporto, percorrer os trilhos demarcados. É o local ideal para terminar um dia de contemplação ou de aventura!
As acolhedoras freguesias de Pigeiros e Caldas de S. Jorge oferecem vários outros pontos de interesse histórico e gastronómico que, aliados à envolvente natural e à simpatia das suas gentes, fazem destes locais destinos privilegiados para uns dias de descanso.